Perguntas frequentes

No intuito de adaptar e melhorar negociações na área de T.I., a BALLAK coloca aqui uma série de perguntas e respostas importantes para o esclarecimento de dúvidas.


1 – Onde a BALLAK atende? Tem um escritório?

O escritório é um home office na cidade de Ubatuba/SP! Não há atendimento no local. Porém, atende exclusivamente na empresa do cliente. É empresa MEI e possui CNPJ: 14.962.452/0001-69.  Desloca-se até o cliente como forma de agregar qualidade e reduzir custos operacionais inviáveis. Basta o cliente marcar uma visita e a empresa vai até o endereço marcado. A empresa atende presencialmente:

  • Grande São Paulo;
  • Cidades adjacentes (raio de 60km);
  • Vale do Paraíba;
  • Litoral paulista.

Virtualmente, não há limites. As aulas, cursos e workshops poderão ser feitos pela internet, ao vivo, online, sem sair de casa!!!


2 – Qual a formação do professor Wagner?

O Prof. Wagner tem mais de 20 anos na área de Web Design e Educação, com 8 graduações acadêmicas. Atua no Brasil e no exterior como profissional de T.I. Já desenvolveu mais de 700 trabalhos. É Analista de Sistemas. Estuda constantemente e tem inúmeras formações FORA da área de T.I. Clique aqui para ver mais.


3 – Como funciona o atendimento se o cliente estiver em outra cidade?

Simples. A BALLAK atende via telefone, WhatsApp, por e-mail e vai até o cliente. Qualquer demanda é atendida de forma profissional. Nenhuma solicitação é ignorada. A BALLAK atende empresas em outras cidades, marcando reuniões presenciais, mediante acordo prévio. Existe um custo logístico de deslocamento que deverá ser acordado previamente.


4 – Afinal, quais as áreas de atuação?

São 3:

  • Gestão empresarial: assessoria corporativa, cursos e workshops presenciais e online;
  • Educação: o Prof. Wagner lecionou em universidades e em escolas particulares. Hoje, leciona em âmbito online e presencial;
  • T.I. : desenvolvimento de apps, sistemas, sites e E-Commerce;

5 – Na área de T.I., além de sites, há outros serviços e produtos?

Sim. Desenvolvimento de sites e, também, sistemas, apps (aplicativos) para mobile (Android / IOS), lojas (E-Commerce), hospedagem de sites, desenvolvimento de identidade visual e arte gráfica.


6 – O que justifica o preço de um site, ou, sistema?

São vários motivos pelos quais existe uma determinada precificação. Abaixo, os motivos e justificativas:

  • A tecnologia muda constantemente: essa variável faz o profissional estudar inexoravelmente até conseguir suprir as necessidades dos clientes. E as mudanças exigem tempo e muita dedicação!
  • Estudos constantes: um profissional sério precisa estudar todo o tempo. Tem de investir em cursos e aperfeiçoamentos constantes, geralmente caros.
  • Empresas pagam impostos: uma empresa séria paga impostos, tem CNPJ e oferece nota fiscal.
  • Custos de desenvolvimento e implementação de  um sistema: apesar de uma empresa séria embutir no valor final os custos de customização e alterações dentro do período aquisitivo (prazo de contrato), há constantes renovações que justificam os preços alterados devido às inúmeras inconstâncias de um projeto.
  • Correções de preços acompanham a evolução do dinheiro no tempo: o dinheiro cresce ao longo do tempo. Isso quer dizer que ele é valorizado. Tal fato recorre sobre a cobrança de serviços e produtos. Então, há a valorização natural do dinheiro no tempo. Em outras palavras, há evolução com o sistema inflacionário: quando tudo aumenta, o valor dos serviços/produtos também aumentam.
  • Clientes exigentes influenciam no preço final das novas gerações de serviços: clientes exigentes fazem negócio crescer. A cada ciclo de evolução, devido ao estudo constante, a tecnologia se apresenta melhorada. Portanto, mais valorizada! Isso incorre no preço final do site!

7 – Quais as regras da empresa sobre desenvolvimento de sites e sistemas e outros serviços? Existe um contrato?

Sim, existe contrato bilateral, com assinatura de ambas as partes. E mais. As regras abaixo vigoram desde 2015:

  1. O cliente deverá preencher o “pré-orçamento" antes de tudo, de acordo com as suas necessidades. Para início dos trabalhos, a entrada deve ser paga, de acordo com o combinado.
  2. Realizar o pagamento da % final (previamente acordado) em data previamente negociada. Caso não pague, o site sairá do ar até que seja regularizado o pagamento.
  3. Serão motivos de o site/sistema sair do ar: a falta de pagamento de hospedagem (trimestral, semestral ou anual) e o não pagamento da parcela final.
  4. O cliente tem de saber que solicitar alterações durante o período vigente de contrato não elimina a responsabilidade de pagar a custa do site.
  5. A parcela final deverá ser paga na data estipulada, evitando congelamento e descontinuidade.
  6. Alterações extras deverão ser pagas antes de serem realizadas.
  7. A BALLAK assume a entrega na data estipulada, verificando exigências extras pelo cliente. O prazo pode aumentar por causa das exigências.
  8. Qualquer exigência fora do acordado será cobrada!
  9. Se o cliente desaparecer, não pagar e não entrar em contato após o período aquisitivo (30 dias da vigência do contrato), o site sairá do ar. E para o cliente recuperar o site, deverá pagar taxa administrativa, além do débito que ficou aberto para renovação.
  10. Não haverá início de prestação de serviços sem a concordância contratual, observada e assinada por ambas as partes.
  11. Enquanto o cliente não pagar a primeira parcela acordada no contrato, o trabalho não terá início! Ficará valendo a data de pagamento como “start” dos trabalhos.
  12. O trabalho da BALLAK é altamente customizado. Ideal para clientes que desejam EXCLUSIVIDADE e ORIGINALIDADE, com CRIATIVIDADE.
  13. O cliente não poderá precificar o projeto. Essa é a função do profissional que oferta o serviço. Negociar é a estratégia mais indicada para haver “ganha-ganha“.
  14. A BALLAK oferece uma precificação baseada nas exigências dos clientes e não em conceitos estabelecidos localmente (exemplo de “pseudo-paradigma" QUE NÃO PRATICA: em São Paulo deve-se cobrar valores absurdos, como um sendo uma prática falsamente interpretada como fator de qualidade).
  15. A BALLAK é uma empresa com CNPJ, com livros publicados e um histórico de sucesso. A empresa paga seus impostos e há custos fixos e variáveis. Há investimento em conhecimento e aprendizado constantes. Portanto, os preços estão sendo reavaliados constantemente. Há uma oferta consonante com o nível de demanda. Por isso há elasticidade natural de preços.
  16. A BALLAK oferece nota fiscal e recibo!

8 – Sobre desenvolvimento de soluções inalcançáveis

Prezado cliente: tenho percebido que algumas exigências têm tomado proporções fora do comum. Uma delas é não desejar alimentar o seu site, ou sistema, mecanicamente. Ou, seja, o cliente quer que as informações venham AUTOMATICAMENTE de uma fonte qualquer (sites de fornecedores, conteúdos de sistemas off line, sistemas desktop etc), para não ter esse tipo de trabalho de feed (alimentação) do site/sistema.

  • Primeiro: a possibilidade SE o fornecedor PERMITIR e isso NÃO DEPENDE DA BALLAK. Depende da autorização do vínculo do banco de dados alheio para a apresentação de dados de outro banco, de outra empresa etc.
  • Segundo: o cliente tem de SABER SOLICITAR esse tipo de serviço na hora da contratação e não esperar que a BALLAK “adivinhe" as considerações da entrevista para coleta de dados. E deverá entender que o sucesso dessa transação NÃO DEPENDE DA BALLAK apenas. É necessário PERMISSÃO do proprietário / T.I. do servidor onde o conteúdo desejado está hospedado.
  • Terceiro: o cliente, através das instruções de manutenção fornecidas pela BALLAK, sim, deverá zelar pela inclusão de dados em seu site, ou, sistema. Caso prefira, temos condições especiais para realizar a manutenção!

9 – Sobre trabalhos para políticos e assessoria política

Tenho experiência como PUBLICITÁRIO na política. Desenvolvo peças: vídeos de qualidade, posts e artes, além de marketing digital para políticos. Com contrato e orçamento definidos por mim, não negociáveis.

Atenção, “político"!

“EU NÃO TRABALHO DE GRAÇA".

Assinando um contrato com a minha empresa, terá nota fiscal e um excelente serviço. Meu trabalho TEM PREÇO.

Use o FUNDO PARTIDÁRIO para pagar pelos meus préstimos. Eu não estudei tanto para “fazer trabalho de graça". Não insista!

“NÃO ACEITO PROMESSA! ACEITO DINHEIRO"!


O cliente deverá estar de acordo para início dos trabalhos. Faça o “pré-orçamento“. Clique aqui.







Estou ciente das regras!