Perguntas frequentes (área de T.I.)

No intuito de adaptar e melhorar negociações na área de T.I., a BALLAK coloca aqui uma série de perguntas e respostas importantes para o esclarecimento de dúvidas.


1 – Onde a BALLAK atende? Tem um escritório?

O escritório é um home office na cidade de Ubatuba/SP! Não há atendimento no local. Porém, atende exclusivamente na empresa do cliente. É empresa MEI e possui CNPJ: 14.962.452/0001-69.  Desloca-se até o cliente como forma de agregar qualidade e reduzir custos operacionais inviáveis. Basta o cliente marcar uma visita e a empresa vai até o endereço marcado. A empresa atende presencialmente:

  • Grande São Paulo;
  • Cidades adjacentes (raio de 60km);
  • Vale do Paraíba;
  • Litoral paulista.

Virtualmente, não há limites. As aulas, cursos e workshops poderão ser feitos pela internet, ao vivo, online, sem sair de casa!!!


2 – Qual a formação do professor Wagner?

O Prof. Wagner tem mais de 20 anos na área de Web Design e Educação, com 8 graduações acadêmicas. Atua no Brasil e no exterior como profissional de T.I. Já desenvolveu mais de 700 trabalhos. É Analista de Sistemas. Estuda constantemente e tem inúmeras formações FORA da área de T.I. Clique aqui para ver mais.


3 – Como funciona o atendimento se o cliente estiver em outra cidade?

Simples. A BALLAK atende via telefone, WhatsApp, por e-mail e vai até o cliente. Qualquer demanda é atendida de forma profissional. Nenhuma solicitação é ignorada. A BALLAK atende empresas em outras cidades, marcando reuniões presenciais, mediante acordo prévio. Existe um custo logístico de deslocamento que deverá ser acordado previamente.


4 – Afinal, quais as áreas de atuação?

São 3:

  • Gestão empresarial: assessoria corporativa, cursos e workshops presenciais e online;
  • Educação: o Prof. Wagner lecionou em universidades e em escolas particulares. Hoje, leciona em âmbito online e presencial;
  • T.I. : desenvolvimento de apps, sistemas, sites e E-Commerce;

5 – Na área de T.I., além de sites, há outros serviços e produtos?

Sim. Desenvolvimento de sites e, também, sistemas, apps (aplicativos) para mobile (Android / IOS), lojas (E-Commerce), hospedagem de sites, desenvolvimento de identidade visual e arte gráfica.


6 – O que justifica o preço de um site, ou, sistema?

São vários motivos pelos quais existe uma determinada precificação. Abaixo, os motivos e justificativas:

  • A tecnologia muda constantemente: essa variável faz o profissional estudar inexoravelmente até conseguir suprir as necessidades dos clientes. E as mudanças exigem tempo e muita dedicação!
  • Estudos constantes: um profissional sério precisa estudar todo o tempo. Tem de investir em cursos e aperfeiçoamentos constantes, geralmente caros.
  • Empresas pagam impostos: uma empresa séria paga impostos, tem CNPJ e oferece nota fiscal.
  • Custos de desenvolvimento e implementação de  um sistema: apesar de uma empresa séria embutir no valor final os custos de customização e alterações dentro do período aquisitivo (prazo de contrato), há constantes renovações que justificam os preços alterados devido às inúmeras inconstâncias de um projeto.
  • Correções de preços acompanham a evolução do dinheiro no tempo: o dinheiro cresce ao longo do tempo. Isso quer dizer que ele é valorizado. Tal fato recorre sobre a cobrança de serviços e produtos. Então, há a valorização natural do dinheiro no tempo. Em outras palavras, há evolução com o sistema inflacionário: quando tudo aumenta, o valor dos serviços/produtos também aumentam.
  • Clientes exigentes influenciam no preço final das novas gerações de serviços: clientes exigentes fazem negócio crescer. A cada ciclo de evolução, devido ao estudo constante, a tecnologia se apresenta melhorada. Portanto, mais valorizada! Isso incorre no preço final do site!

7 – Quais as regras da empresa sobre desenvolvimento de sites e sistemas? Existe um contrato?

Sim, existe contrato bilateral, com assinatura de ambas as partes. E mais. As regras abaixo vigoram desde 2015:

  1. O cliente deverá preencher o “pré-orçamento" antes de tudo, de acordo com as suas necessidades. Para início dos trabalhos, a entrada deve ser paga, de acordo com o combinado.
  2. Realizar o pagamento da % final (previamente acordado) em data previamente negociada. Caso não pague, o site sairá do ar até que seja regularizado o pagamento.
  3. Serão motivos de o site/sistema sair do ar: a falta de pagamento de hospedagem (trimestral, semestral ou anual) e o não pagamento da parcela final.
  4. O cliente tem de saber que solicitar alterações durante o período vigente de contrato não elimina a responsabilidade de pagar a custa do site.
  5. A parcela final deverá ser paga na data estipulada, evitando congelamento e descontinuidade.
  6. Alterações extras deverão ser pagas antes de serem realizadas.
  7. A BALLAK assume a entrega na data estipulada, verificando exigências extras pelo cliente. O prazo pode aumentar por causa das exigências.
  8. Qualquer exigência fora do acordado será cobrada!
  9. Se o cliente desaparecer, não pagar e não entrar em contato após o período aquisitivo (30 dias da vigência do contrato), o site sairá do ar. E para o cliente recuperar o site, deverá pagar taxa administrativa, além do débito que ficou aberto para renovação.
  10. Não haverá início de prestação de serviços sem a concordância contratual, observada e assinada por ambas as partes.
  11. Enquanto o cliente não pagar a primeira parcela acordada no contrato, o trabalho não terá início! Ficará valendo a data de pagamento como “start” dos trabalhos.
  12. O trabalho da BALLAK é altamente customizado. Ideal para clientes que desejam EXCLUSIVIDADE e ORIGINALIDADE, com CRIATIVIDADE.
  13. O cliente não poderá precificar o projeto. Essa é a função do profissional que oferta o serviço. Negociar é a estratégia mais indicada para haver “ganha-ganha“.
  14. A BALLAK oferece uma precificação baseada nas exigências dos clientes e não em conceitos estabelecidos localmente (exemplo de “pseudo-paradigma" QUE NÃO PRATICA: em São Paulo deve-se cobrar valores absurdos, como um sendo uma prática falsamente interpretada como fator de qualidade).
  15. A BALLAK é uma empresa com CNPJ, com livros publicados e um histórico de sucesso. A empresa paga seus impostos e há custos fixos e variáveis. Há investimento em conhecimento e aprendizado constantes. Portanto, os preços estão sendo reavaliados constantemente. Há uma oferta consonante com o nível de demanda. Por isso há elasticidade natural de preços.
  16. A BALLAK oferece nota fiscal e recibo!

O cliente deverá estar de acordo para início dos trabalhos. Faça o “pré-orçamento“. Clique aqui.






Estou ciente das regras!